A Nossa Equipa

Linda Mesnel, Presidente

Linda foi docente de literatura francesa, latim, grego e história da arte no ensino secundário em Paris durante 10 anos antes de descobrir Chicago em 2015. Com um pequeno grupo de professores, criou em 2016 o Francophone Youth Theatre, associação educativa e cultural não lucrativa que promove a prática do francês através do teatro e que levaria à criação de um festival anual que junta 120 alunos no palco na Universidade de Chicago. Linda descobriu a sua paixão pelo teatro muito cedo e formou-se na Ligue Française d’improvisation.
Grande entusiasta das línguas e das relações interculturais, instala-se em Lisboa em 2019 para abrir um novo capítulo na sua vida.

 

Agnès Lacroix, Tesoureira

Após ter começado a sua carreira como professora de francês língua estrangeira em “classe aberta” numa escola de terceiro ciclo em Bordéus, em paralelo com um trabalho de investigação universitária sobre a construção identitária dos jovens num contexto bilingue, Agnès Lacroix integra os serviços de proteção de menores. Com o nascimento do seu segundo filho, Agnès decide instalar-se nas margens tranquilas do Tejo. Ensina francês língua estrangeira em empresas e escolas de línguas e mais tarde integra o Liceu Francês Charles Lepierre como professora de letras (en portugais on dirait professora de francês e de literatura francesa) onde exerce desde 2016. Antiga aluna do Conservatório, a música, a dança e o teatro sempre fizeram parte da sua vida. A utilização do suporte teatral é uma constante na sua prática do ensino com os alunos, primeiro no quadro de ateliers de escrita e, desde há 5 anos, como dinamizadora do atelier Théâtre des Lycéens.

Jean-Denis Monory

Actor e encenador, director artístico da companhia La Fabrique à Thêatre, Jean-Denis Monory faz trabalho de pesquisa e de experimentação com teatro barroco. Dirige há 5 anos conjuntamente com Agnès Lacroix o atelier de teatro do Liceu Charles Lepierre (representações no Conservatório de música de lisboa, Teatro A Barraca, Teatro da escola Alemã, Liceu francês CLP).  A sua próxima criação é Carnages de Michel Azama em Maio de 2019.
Dirige em paralelo o atelier francófono de Lisboa há 3 anos com duas criações: seuls et même pas morts, no teatro A Comuna. Anima formações/Coaching em Português para grupos   de empresas e particulares e uma Master class de gestual e declamação barrocas no conservatório (ESME) e na escola de dança do Porto.

Os nossos Membros do Conselho

Michele Mengucci, Vogal do Conselho Fiscal

Mick Mengucci nasceu em Rimini, Itália, em 1969, de pai italiano e mãe sueca. Musico, performer e professor com PhD em processamento digital de imagem. Reuniu as suas experiências de vida em viagens pela Europa e para o Brasil, Cuba, EUA e Europa e mistura-as em sua música, poesia e arte  com a sua banda Misturapura. É professor de multimédi na ETIC-EPI de Lisboa, e com a LabIO ( Laboratório de Interação e Oralidade )  faz investigação também em tecnologias digitais colaborando com instituções internacionais. Na poesia, além de escrever as letras das suas musicas, praticou slam em Paris, em 2008, trabalhou com a associação Café Culturelle de Saint Denis no espetaculo Fabrique Du Macadam. Em 2010 Fundou com a colega Ana Reis o coletivo Poetry Slam Lisboa, do qual foi organizador, apresentador e fomentador, a atualmente faz parte do coletivo Portugalslam.
Desde 2012 conduziu workshop de slam em escolas na área da grande Lisboa, Porto, Beja, no Liceu Frances de Lisboa. Colabora com outras instituições como o CES do Pr. Boaventura da Universidade de Coimbra e foi convidado a dinamizar workshop em Ponta Delgada no âmbito do Festival de Teatro dos Açores Juvearte (2014).  Também pisou o palco como ator na peça Todo Mundo é um Palco sob a direção de Marco Martins em 2017.

 

Francis Maizières, Secretário

Professor de formação e actualmente a viver em França, Francis Maizières dedicou a maior parte da sua carreira profissional a missões culturais ao serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Trabalhou no Japão, na Coreia do Sul, Países baixos e Portugal como delegado geral da Alliance Française, director do Instituto francês ou no serviço cultural da embaixada da França em Tóquio.
Em França recomeçou uma actividade no teatro amador, uma das suas paixões a que se pode dedicar durante a sua estadia em Portugal.

 

Karine Deren, Presidente do Conselho Fiscal

 

 

 

 

Idalina Lejeune, Vogal do Conselho Fiscal

 

 

 

 

Ana Barroso Alves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Marie Bénichou, Primeira Secretária da Assembleia Geral

 

Pierre Lejeune, Segundo Secretário da Assembleia Geral